Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Nestlé escolhe Hospital Pilar para projeto piloto

Dois hospitais do Brasil foram escolhidos pela Nestlé HealthScience para iniciar uma campanha de conscientização de profissionais da saúde sobre a importância da nutrição do paciente no processo de cicatrização de feridas e úlceras por pressão: o Hospital Pilar, em Curitiba, e o Sírio Libanês, em São Paulo.

O projeto piloto terá um dia especial, o Dia de Atenção à Cicatrização, que acontecerá nas duas instituições durante a semana de enfermagem, de 11 a 15 de maio, com foco justamente nos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que são a grande maioria dentro das instituições de cuidados com a saúde.

Além da enfermagem, no Pilar, o projeto contará com a participação da Comissão de Feridas e Curativos, da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, dos médicos e de profissionais da própria Nestlé, alcançando todas as unidades de atendimento. A ideia é que todos estejam aptos a identificar os pacientes de risco, a prevenir o aparecimento de feridas e a tratá-las da melhor maneira possível.

Diabetes, desidratação, obesidade, falência renal e/ou hepática, uso de corticoides ou medicamentos anti-inflamatórios, quimioterapia, radioterapia, tabagismo e desnutrição, entre outras coisas, são fatores que interferem no processo de cicatrização. Estudos mostram que a cicatrização de feridas depende muito do fluxo adequado de nutrientes.  “Por isso, a suplementação de forma precoce é essencial para controlar e prevenir o processo de desnutrição”, afirma Adriano Mehl (CRM-PR 12959/RQE 6088), médico responsável pela Comissão de Feridas e Curativos do Hospital Pilar e coordenador do Dia de Atenção à Cicatrização.

A desnutrição é muito comum em pacientes geriátricos, naqueles internados há mais de uma semana e em pacientes de cirurgias. Além de interferir na cicatrização, a baixa nutricional aumenta os riscos de infecção, restringe movimentos musculares, aumenta a probabilidade de úlceras por pressão e de dificuldades depois de cirurgias.

Fonte: Hospital Pilar – 19.05.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: