Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mutirão de prevenção ao câncer de colorretal realiza 160 exames nesta quarta e quinta em Maceió; demanda retida na cidade é de pelo menos 3 mil procedimentos

Grupo de hospitais alagoanos participa de iniciativa com presença de especialistas e palestrantes do Simpósio Internacional de Endoscopia, que ocorrerá em Maceió nos dias 10 e 11 de abril

A Santa Casa de Maceió participa nos dias 8 e 9 de abril do Mutirão Nacional de Prevenção do Câncer Colorretal. Articulado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), a iniciativa busca alertar os gestores públicos e o cidadão brasileiro para a importância dos exames de colonoscopia, principal ferramenta utilizada na prevenção do câncer de colorretal.

Para tanto, serão realizadas milhares de colonoscopias em pacientes do Sistema Único de Saúde por todo o país ao longo dos próximos anos, sempre em sintonia com eventos promovidos pela Sobed. Somente em Alagoas estão previstos 160 procedimentos em pacientes, sendo 40 em cada hospital participante. Além da Santa Casa de Maceió, integram a iniciativa em Alagoas os hospitais do Açúcar (HA), Universitário (HU) e de Doenças Tropicais (HDT).

Segundo o presidente da Sobed, Ramiro Mascarenhas, o exame de colonoscopia é considerado o padrão ouro em todo o mundo na detecção do câncer colorretal. Se diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer tem chances de cura que superam 90% dos casos.

Para facilitar o acesso do exame à população alagoana, a Sobed firmou parceria com os gestores da saúde do Estado e de Maceió para realizar cursos de capacitação com os médicos para garantir a correta indicação do exame nos postos de atendimento à população. Mas, segundo o próprio Ramiro Mascarenhas, é preciso investir muito mais em prevenção por meio da colonoscopia para evitar gastos futuros com tratamentos oncológicos e a perda de vidas. “É mais barato prevenir do que remediar”, disse Mascarenhas.

Para se ter uma ideia, a contratualização com os gestores públicos definiu que a Santa Casa de Maceió poderia realizar até 20 colonoscopias/mês, o que é pouco diante de uma fila de 3 a 4 mil possíveis candidatos ao exame, segundo cálculos do gastroenterologista carioca Paulo Pinho.

Em encontro com os membros da Sobed no início do mutirão, nesta quarta (8), o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, saudou a iniciativa como sendo uma importante contribuição para os pacientes beneficiados. “É também um estímulo para que outras entidades sigam o exemplo e um alerta às autoridades para que invistam mais na saúde, focando suas atenções na prevenção”, disse Humberto Gomes de Melo.       

O exame

Conforme lembrou o proctologista Carlos Cabús, a colonoscopia deve ser realizada em pacientes com idade entre 50 e 75 anos ou, antes, quando há histórico de câncer de colorretal na família ou em casos de sangramento retal. O exame permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal (final do intestino delgado), com o paciente devidamente sedado.

“A colonoscopia pode detectar a lesão em estágio inicial, tornando possível a ressecção dos pólipos, ou seja, das lesões precursoras de uma boa parte dos cânceres colorretais”, explica o gastroenterologista Paulo Pinho, membro da Sobed, que atendeu ao convite da entidade, junto com outros colegas, para participar do mutirão e do Simpósio Internacional de Endoscopia na capital alagoana.

Os exames realizados na Santa Casa de Maceió contarão com a participação da equipe da Endoscopia 24 horas formada pelos médicos Ricardo Tavares, Carlos Cabús e Carla Lessa, além de profissionais que atuam em hospitais como o Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas. O grupo estará em Maceió para participar também do Simpósio Internacional de Endoscopia, que ocorrerá após o mutirão, nos dias 10 e 11 de abril, no Hotel Jatiúca.

Fonte: Santa Casa de Maceió – 09.04.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: