Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Medicina Hiperbárica: pé-diabético é indicação mais recorrente da oxigenoterapia

O número de indicações da terapia hiperbárica chega atualmente a mais de 70 e cresce conforme avançam as pesquisas. Porém, os mais recorrentes continuam sendo o pé-diabético e as úlceras dos membros inferiores, problemas que, segundo o médico José Ribamar Branco, atingem atualmente mais de 180 mil brasileiros. Ribamar Branco é diretor clinico do Hospital São Camilo e um dos palestrantes convidados do I Simpósio de Medicina Hiperbárica promovido pela Santa Casa de Maceió.

“O oxigênio hiperbárico atua como uma droga eficaz e como tratamento adjuvante em dezenas de patologias, quer seja inibindo a produção de toxinas por bactérias, quer seja potencializando a atuação de antibióticos ou agilizando a cicatrização e reconstituição de tecidos e partes moles”, elencou o especialista Eduardo Vinhaes, também presente no 1º Simpósio Alagoano de Medicina Hiperbárica.

Outras indicações recorrentes, listadas por Vinhaes, são queimaduras, traumas diversos, escaras, úlceras, infecções, feridas, doenças vasculares, lesões de pele entre outros. Na totalidade dos casos, a oxigenoterapia atua como tratamento adjuvante (auxiliar). No caso de doença descompressiva, como ocorreu no natal do ano passado na Hiperbárica Santa Casa, a oxigenoterapia deixou de ser adjuvante e passou a ser a principal terapia.

“A contra-indicação absoluta da terapia hiperbárica é nos casos de pneumotorax não tratado”, confirma Vinhaes. Já entre as contra-indicações relativas (que dependem de cada caso) estão pacientes com dpoc (doença pulmonar obstrutiva crônica), gestação com pé-diabético, câncer e resfriados.

Recebendo os palestrantes convidados, a chefe do Serviço de Medicina Hiperbárica da Santa Casa de Maceió, Livia Pereira Nunes Bonfim, apresentou alguns casos clínicos tratados na unidade e sua evolução positiva graças à terapia hiperbárica. As fotos exposta comprovaram a cicatrização de lesões dos mais diversos tipos pela combinação de oxigênio e pressão num ambiente controlado.

A Hiperbárica Santa Casa funciona no complexo-sede da instituição, com acesso pela Rua Dias Cabral, no centro da capital alagoana.

Fonte: Santa Casa de Maceió – 16.06.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: