Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mater Dei registra aumento do diagnóstico e sucesso no tratamento de câncer de próstata

Dados do Hospital Mater Dei revelam que nos últimos três anos houve um aumento de 120% do diagnóstico e tratamento de câncer de próstata, sendo que 70% representam a doença em estágio inicial. Quando detectado precocemente a taxa de cura atinge cerca de 80% dos casos.

Nas últimas duas décadas houve um aumento do rastreamento do câncer de próstata devido ao aumento também da procura dos homens em realizar, anualmente, o exame de toque retal e o exame de sangue Antigénio Prostático Específico – PSA (sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen), específico para a próstata. Exames esses que são fundamentais para o diagnóstico da doença e devem se realizados em todos os homens a partir dos 50 anos e, ainda, naqueles que possuem história familiar para câncer de próstata a partir dos 40 anos.

Com o aumento do diagnóstico da doença e a consequente ampliação no tratamento do câncer de próstata no Mater Dei, juntamente com uma boa margem de remissão da doença, devem-se às novas tecnologias disponíveis. O Hospital oferece cirurgia de videolaparoscopia e braquiterapia que minimizam sequelas imediatas como sangramentos e, ainda, sequelas tardias como incontinência urinária e impotência com taxas de cura semelhantes.

Como ainda não há como prevenir a doença, o melhor é mesmo estar em dia com seu médico. “O diagnóstico nos estádios mais precoces, aumenta a taxa de cura e controle da doença. Não existe uma forma evidente de prevenção, os estudos revelam que a obesidade e dieta rica em gorduras e proteína animal aumentam o risco de câncer de próstata”, explica o oncologista Enaldo Lima.

No Brasil, a estimativa é que ocorrerão 69 mil novos casos de câncer de próstata com, aproximadamente, oito mil novos casos em Minas Gerais, sendo 1.180 em Belo Horizonte.

Para conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a alta taxa de mortalidade, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU instituiram o Novembro Azul. A iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil, tem o objetivo de combater a doença e motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Para o médico Enaldo Lima, a Campanha Novembro Azul é importante para o esclarecimento dos riscos da doença, além de informar sobre os métodos de diagnóstico precoce na população masculina acima de 40 anos, por meio da realização de avaliação urológica anual. “A campanha evidencia, ainda, a importância do envolvimento de familiares e amigos na redução de preconceitos e mitos em torno da doença”, disse Lima.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, um em cada seis homens terá a doença. Diagnosticado no inicio, quando ainda não há sintomas, 80% dos tumores são curáveis.

Campanha Mater Dei na Luta contra o câncer

A campanha “Mater Dei na luta contra o câncer” é realizada há quatro anos, no mês de novembro em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). A iniciativa contempla 200 pessoas, 100 homens e 100 mulheres, que não tenham convenio médico, com consultas gratuitas para diagnóstico de câncer de próstata e mama, respectivamente. As inscrições já foram encerradas. As consultas da Campanha serão realizadas no dia 23 de novembro, domingo, no setor de Oncologia do Mater Dei.

Fonte: Hospital Mater Dei – 14.11.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: