Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Informática em benefício da saúde

Especialistas debatem ideias, fundamentos e aplicações no Brasil e no mundo

Profissionais da área de informática em saúde estarão reunidos, a partir do próximo dia 07 (domingo), no CBIS 2014 – XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que acontecerá na cidade de Santos (SP). Entre eles, as Profas. Beatriz de Faria Leão  que atua na coordenação do Curso de Pós-Graduação em “Informática em Saúde” do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e  Heimar de Fátima Marin, como consultora científica.

A Profa. Heimar abordará os temas das competências em Informática em Saúde no painel sobre TIGER (Technoloy Informatics Guiding Education Reform) e no painel TIC-Saúde, pesquisa em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), sobre o uso da tecnologia da informação nos estabelecimentos de saúde brasileiros.

Com o tema “IHE – Perfis de Integração para o RES”, a Profa. Beatriz abordará  o Registro Eletrônico em Saúde  e interoperabilidade “ São desafios do Brasil e do mundo.  Precisamos discutir como desenvolver sistemas que falem entre si e beneficiem o paciente. A Tecnologia da Informação torna  isso possível, ou seja, acessar os dados no momento e local onde são necessárias. Desta forma podemos ampliar o alcance dos serviços de saúde e conectar médicos, organizações e pacientes”, explica.

O curso de pós-graduação em “Informática em Saúde” do IEP/HSL é o primeiro do país, baseado nas competências adotadas pela Sociedade Brasileira de  Informática em Saúde (SBIS) com três grandes eixos: saúde, gestão e  informática em saúde.

O curso conta com um corpo docente interdisciplinar, que reúne especialistas do próprio Hospital Sírio-Libanês, e especialistas nacionais e internacionais na área de Informática em Saúde. O objetivo é preencher uma lacuna existente na formação de profissionais na área, para a melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos.

Trabalhos científicos

Como forma de disseminação do conhecimento, o Hospital Sírio-Libanês irá apresentar três trabalhos científicos: Processo de Informatização da Descrição Cirúrgica; Ferramenta de Suporte à decisão clínica: Prescrição de Vancomicina, e Adaptação do Método SCRUM para gerenciar a implantação de Sistemas de Informação Hospitalar.

“Sabemos da importância do tema e acreditamos que compartilhar experiências e informações nos permitirá avanços em uma área de grande relevância e impacto para a saúde”, afirma Margareth Ortiz de Camargo, Superintendente Tecnologia da Informação do Hospital Sírio-Libanês.

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 04.12.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: