Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital viValle mostra como uma rotina saudável ajuda a prevenir a Diabetes

14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes. O viValle dá dicas para uma vida mais saudável e que pode ajudar na prevenção da doença.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, a Diabetes foi associada à morte de mais de 50 mil pessoas no Brasil em 2012. Estima-se que mais de 12 milhões de brasileiros tenham a doença e nem mesmo saibam que precisam de tratamento. Ainda em 2012, pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou as estatísticas de 194 países: a prevalência média de Diabetes no mundo está em 10% da população.
Quando ingerimos alimentos, eles são digeridos e se transformam em açúcar já no intestino. Esse açúcar é chamado glicose e é absorvido pelo sangue para ser utilizado nos diversos tecidos corporais como energia.
Para que a glicose seja bem utilizada pelo organismo é necessário que a insulina esteja sendo produzida satisfatóriamente pelo pâncreas, impedindo assim que o açúcar se acumule no sangue, gerando um quadro conhecido como hiperglicemia, ou Diabetes.
Existem três tipos de Diabetes:
•          Diabetes tipo 1: é o tipo que faz com que o paciente seja dependente de aplicações diárias de insulina, pois seu pâncreas não produz a enzima satisfatoriamente. Apesar de ocorrer em qualquer idade, é comum em crianças e jovens.
•          Diabetes tipo 2: é o tipo mais comum de Diabetes e está ligado à obesidade. Nesse caso, o paciente produz a insulina, mas a gordura corporal favorece o acúmulo de glicose no sangue. Apresenta poucos sintomas e por isso pode acarretar doenças coronárias.
•          Diabetes Gestacional: é o acúmulo de glicose no sangue por conta da gestação, e tende a se normalizar após o parto. Mulheres que apresentam esse tipo de Diabetes podem desenvolver o tipo 2 mais tarde.
Existe um grupo de risco que envolve uma maior probabilidade de apresentar a Diabetes. Entre eles estão mulheres que deram à luz a bebês com mais de quatro quilos, hipertensos, obesos, pessoas com familiares diabéticos, maiores de 45 anos e com colesterol alto.
A prevenção é muito importante para evitar um quadro de Diabetes tipo 2, que está ligado aos hábitos de vida. Manter uma alimentação com poucas gorduras e muitas fibras, praticar exercícios moderados diariamente e cuidar do peso são atitudes que previnem o desenvolvimento da doença.
Conheça os sintomas da Diabetes:
•          Sentir muita sede;
•          Fazer muito xixi, inclusive acordando várias vezes durante a noite;
•          Sentir cansaço;
•          Aumento de apetite;
•          Perder peso, apesar do maior apetite;
•          Sentir a vista embaçada ou turva;
•          Ter infecções de pele.
Todos os tipos de Diabetes merecem atenção aos sintomas e um tratamento rigoroso, pois existem complicações graves para a saúde com o desenvolvimento da doença. Quando não tratada, a Diabetes pode causar, num primeiro momento, desmaios e perda severa e desconfortável de peso. Com a permanência do quadro podem surgir doenças coronárias, doenças nos rins, infecções diversas, aterosclerose, problemas de visão, gordura no sangue, pressão alta e até AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Fonte: Hospital viValle – 11.11.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: