Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Samaritano promove seminário internacional para debater cuidados continuados

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fará a abertura do evento que reunirá palestrantes internacionais para discutir as vantagens de uma rede de internação para pacientes estabilizados, mas com alguma dependência funcional

Discutir uma nova política pública de saúde e criar uma rede de serviços de internação, preparada com programas alternativos de reabilitação. Esse é o principal objetivo do Seminário Internacional sobre Cuidados Continuados Integrados – Bases para um Modelo Brasileiro de Rede Assistencial, organizado pelo Hospital Samaritano de São Paulo. O evento, que será realizado no dia 22 de novembro, reunirá gestores de hospitais públicos e privados, operadoras de plano de saúde e representantes governamentais.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fará a abertura do seminário.
De acordo com Luiz Maria Ramos Filho, superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano de São Paulo, os participantes irão conhecer iniciativas que foram bem sucedidas em instituições de saúde na Espanha, Portugal e Canadá, países que implantaram uma rede de cuidados continuados para atender pacientes com dependência funcional, pacientes com pluripatologias crônicas e terminais, além de idosos. “Na maioria das vezes, são pessoas que necessitam de cuidados especiais mais prolongados, que já saíram da fase aguda da doença e se encontram estabilizados. Casos como estes podem ser transferidos para unidades preparadas, dispondo de uma atenção multidisciplinar que atenda as suas necessidades”, diz Ramos Filho.
Ao transferir pacientes que já passaram pelo período mais crítico da doença para hospitais de menor porte, os leitos ficam liberados para casos mais graves. Iniciativas assim já estão sendo implantadas por meio de um projeto piloto do Hospital Samaritano, como parte integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), nas cidades de Teresina (PI), Rebouças (PR) e Campo Grande (MS). Outra iniciativa em andamento é a da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em Ipuã e Pedregulho (SP). O projeto contempla ainda a capacitação das equipes dos hospitais envolvidos para atuarem em rede, de forma multidisciplinar e sob este novo olhar de cuidar.
Palestrantes internacionais – O seminário contará ainda com a participação do secretário de saúde do governo da Catalunha (Espanha), Boi Ruíz; da coordenadora nacional da unidade Missão para os Cuidados Continuados Integrados do ministério de saúde de Portugal, Inês Guerreiro; da coordenadora da implantação dos recursos de serviços integrados para pessoas idosas do Canadá, Liette Bernier; e do diretor de Atenção Sociosanitaria (IAGS)/Consórcio Parque de Saúde Mar de Barcelona (Espanha), Antoni Maria Cervera.

Fonte: Hospital Samaritano – 19.11.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: