Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Novo Atibaia investe em Inteligência de Faturamento e firma parceria com Kentech

O processamento de contas médicas de hospital de alta complexidade é um importante desafio. A ausência de intempéries durante o processo já apresenta elevado grau de dificuldade, somado ao fato deste ambiente ser repleto de barreiras administrativas e deficiências nos sistemas operacionais, algumas dificuldades tornam-se intransponíveis.

Pensando em superar essas barreiras, o Hospital Novo Atibaia, desde junho de 2017 vem investindo em Inteligência de Faturamento, inicialmente com o mapeamento de processos, otimização de atividades, implantação de núcleos especializados entre outras ações. “A navegação às cegas era absolutamente o maior problema, mas isso ficou no passado”, diz Alyne Di Cianni Ribeiro, Gerente Negócios e responsável pelo Ciclo de Receitas.

Durante a participação de um dos Workshops da ANAHP, Eduardo Chamadoira, Coordenador de Faturamento do HNA, conheceu um case de sucesso na gestão de faturamento. Segundo Eduardo, “o compartilhamento de informação e a parceria entre os hospitais associados foi decisivo na construção do novo modelo de gestão do HNA”. O hospital firmou parceria com a empresa Kentech – Inovação e Tecnologia.

Em fevereiro de 2018 foi concluída a primeira fase de implantação das ferramentas KFlow e KDashboard, e já nas fases iniciais de utilização do sistema era possível localizar o estagio de processamento de cada parcial de internação ou conta ambulatorial. A organização prévia dos processos contribuiu para agilizar os resultados, mas o formato amistoso das ferramentas e a fácil visualização de produtividade foram fundamentais na implantação do novo modelo.

O Kflow apoia o gestor na manutenção do fluxo de trabalho de forma sincronizada entre os diversos setores, a partir dos produtivos.

O HNA dispõe de unidades produtivas pulverizadas e a rastreabilidade era gerida por meio do sistema operacional de controle de documentos, cenário bastante inseguro e comprometido. O Kflow permite a identificação de todo o trânsito por unidades e usuários. Os relatórios da própria ferramenta passaram a integrar a rotina das equipes de faturamento.

Em conjunto com o workflow foi implantada a ferramenta KDashboard. Trata-se de BI (business inteligence) integrado com os sistemas operacional e workflow, demonstrando em tempo real os resultados e performance de faturamento. Os painéis são customizados às necessidades do Hospital Novo Atibaia e contribuem na governança do processamento de contas médicas.

Os investimentos em gestão de processos e tecnologia garantiram ao Hospital Novo Atibaia melhoria de aproximadamente 7 pontos percentuais na conversão de faturamento dentro da competência. A equipe avalia que ainda existem muitas oportunidades e o trabalho ainda está apenas no começo, mas o progresso foi positivo e têm sido um importante aliado no estimulo a novas iniciativas.

Compartilhe

Você também pode gostar: