Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Nipo-Brasileiro realiza simpósio sobre papel do profissional da saúde na segurança do paciente

Orientada pela Organização Mundial da Saúde e gerenciada rigorosamente pelos órgãos de acreditação reconhecidos, a segurança dos pacientes transformou-se num dos principais indicadores de qualidade e eficiência das instituições médico-hospitalares.

Além de integrante do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB) continua investindo sistematicamente na atualização e treinamento  profissional, notadamente de  suas equipes de atendimento multidisciplinar, com o objetivo de fazer  frente aos contínuos desafios exigidos na rotina de atenção e segurança de seus pacientes.

Focado nesse objetivo, o Hospital Nipo-Brasileiro realizou nos últimos dias  09 e 10 de novembro de 2016, o V Simpósio de Segurança do Paciente, que debateu o tema “A Importância do Profissional da Saúde na Segurança do Paciente” com a participação de renomados especialistas do segmento médico-hospitalar especialmente convidados.

Ressaltando a programação inovadora desse V Simpósio de Segurança do Paciente, o Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Walter Amauchi,  destacou  o comprometimento e o  objetivo permanente da instituição de oferecer a máxima segurança a seus clientes: “ É orientado por esse objetivo que o Hospital Nipo-Brasileiro organiza periodicamente eventos como esse relacionados ao atendimento seguro de seus pacientes,  apoiado num programa que contempla um elenco de palestrantes  e profissionais  de reconhecida competência  em suas respectivas áreas de atuação e abordando temas voltados para o aperfeiçoamento de nossos recursos humanos, que envolve  todo o pessoal assistencial, administrativo e de suporte operacional! “, enfatiza ele.

Em seu primeiro dia de atividades, o evento contou com a participação  da enfermeira Andréa Righi, Gerente de Certificação da ONA – Organização Nacional de Acreditação, que abordou o tema título do evento “A Importância dos profissionais da saúde na segurança do paciente”.  Na sequência, a enfermeira Mara M. Machado, CTO – Chief Technical Officer do IQG e da Accreditation Canada no Brasil, desenvolveu a palestra “Por que o modelo de Medicina Hospitalar pode ser considerado um fator  complicante  para a melhoria dos hospitais?”; e encerrando esse primeiro dia de debates, Dr. Lucas Zambon, médico , especialista em Clínica Médica e Doutor em Ciências Médicas e Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente, discorreu sobre o tema “ Quadruple Aim – Considerando os Pilares: Melhor saúde das populações; Melhor experiência individual do cuidado; Redução do Custo Assistencial per capita e Engajamento da equipe de trabalho”.

Presidido pelo Superintendente Clínico do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Sérgio Okamoto, o segundo e último dia do V Simpósio de Segurança do Paciente teve inicio com a palestra do médico e Doutor em Ciências e Pós-Doutorado em Emergências Clínicas pela USP,  Dr. Antonio Nogueira, Coordenador do Pronto-Atendimento do HNB, que discorreu sobre o tema “Como assegurar a Segurança do Paciente em situações de urgência e emergência ?” Na sequência, a Dra. Cláudia Laselva, enfermeira e mestre em Nefrologia e Ciências Básicas pela UNIFESP e Gerente de Pacientes Internados e Apoio Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein, desenvolveu o tema “Estratégias para o engajamento dos colaboradores e médicos e seu impacto na satisfação e fidelidade dos clientes”; e encerrando o evento, o Capitão PM Wellington Reis, Comandante da 4ª Cia. GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais). Falou sobre “Estratégias de Negociação em Conflitos”.

Comentando a importância desse evento, a Gerente de Qualidade do Hospital Nipo-Brasileiro, Tatiana Lima Romão, enfatizou que ele atende um duplo objetivo:  “ além de estimular uma maior adesão dos profissionais diretamente envolvidos nas atividades de segurança dos pacientes, esse tipo de iniciativa colabora positivamente para a criação e consolidação de uma cultura voltada para esse objetivo que, com o suporte de ferramentas informatizadas  de gestão médico-hospitalar, acaba transformando-se no grande responsável pelo diferencial de qualidade no atendimento hoje apresentado pelo Hospital Nipo-Brasileiro !”

Da mesma forma, Gilmara Aparecida Nogueira Távora, Superintendente de Enfermagem do Hospital Nipo-Brasileiro, destacou que a segurança do paciente é essencial para a qualidade da assistência prestada a todos pacientes, familiares e para todos os profissionais da saúde: “Nesse sentido, eventos como o V Simpósio de Segurança do Paciente realizados  com a participação de renomados especialistas que gentilmente compartilham seus conhecimentos, além de muito enriquecedores e gratificantes,  colaboram duplamente tanto para a reflexão quanto para o aprimoramento de nossas práticas assistenciais”, finaliza ela.

Fonte: Hospital Nipo-Brasileiro

Compartilhe

Você também pode gostar: