Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Madre Teresa realiza primeira cirurgia laparoscópica 3D do País

Procedimento foi realizado pela equipe do Serviço de Urologia da Instituição

A medicina anda de mãos dadas com a tecnologia no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas e são estes avanços que garantem ao paciente uma cirurgia menos invasiva e qualidade de vida durante a recuperação. Este é o caso da cirurgia laparoscópica em três dimensões, uma tecnologia de amplo uso internacional e que chegou ao Brasil recentemente. O Hospital Madre Teresa (HMT) está entre os primeiros a receber o equipamento no país e realizou, no dia 12 de agosto, a primeira prostatectomia radical laparoscópica (retirada próstata) por meio de equipamento em vídeo 3D do Brasil, o que prova a sua vanguarda em intervenções cirúrgicas.

Segundo o coordenador do Serviço de Urologia do HMT, Dr. Pedro Romanelli, a técnica traz uma série de vantagens, como a visão aumentada do local em até 10 vezes e a imagem tridimensional para toda a equipe, diferente das cirurgias robóticas, nas quais apenas o cirurgião operador do console tem esta perspectiva. “A laparoscopia com visão tridimensional é uma tecnologia nova, com imagem em alta definição e com noção de profundidade, que normalmente é perdida na cirurgia em 2D. Isso garante uma maior precisão cirúrgica”, explica o médico.

Quais são as diferenças entre a laparoscopia convencional e a laparoscopia 3D?

A realização da cirurgia acontece de forma bastante parecida nos dois casos. Durante o procedimento, estão envolvidos um cirurgião, dois médicos auxiliares, um instrumentador e um anestesista. As cirurgias laparoscópicas são feitas por meio de pequenas incisões de 0,5 a 1 cm, pelas quais o cirurgião manuseia os instrumentos e as imagens são exibidas em uma tela de vídeo de alta nitidez. No caso da cirurgia laparoscópica 3D, a principal diferença é a projeção da imagem que oferece ao cirurgião e à sua equipe a mesma visão tridimensional do campo.

O Equipamento

O equipamento de vídeo utilizado durante a cirurgia laparoscópica 3D é uma tecnologia recente e chegou ao Brasil há dois meses, passando primeiro pelo estado de Minas Gerais. A torre e a câmera estão sendo apresentadas às principais instituições do país e o Hospital Madre Teresa foi o primeiro a utilizar esta tecnologia para a realização de prostatectomia radical laparoscópica em 3D do Brasil.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 01.09.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: