Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Madre Teresa promove curso sobre os desafios da psicofarmacologia

Profissionais e estudantes se reuniram no CDEP para discutir aspectos importantes do trabalho dos profissionais de saúde

A equipe de Psicologia do Hospital Madre Teresa promoveu no dia 07 de novembro (sábado), no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP-HMT), o “Curso Básico de Psicofarmacologia”. Direcionado aos profissionais da área de saúde e estudantes, o curso foi ministrado pelo médico psiquiatra, psicanalista e psicólogo clínico e hospitalar Alfredo Simonetti.

Em sua apresentação, Simonetti abordou temas de grande interesse para todos que atuam nessa área, especialmente as síndromes psiquiátricas e os remédios a elas relacionados como os antidepressivos, os ansiolíticos, os calmantes, os antipsicóticos e outros. O especialista também abordou os aspectos práticos do trabalho do psicólogo hospitalar como a indicação de cada tipo de medicamento, seu tempo de ação e o manejo dos efeitos colaterais pelo profissional.

Ele ainda compartilhou suas experiências como médico colaborador do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor convidado da PUC-SP para cursos na área de Psicologia da Saúde. E tratou especialmente dos desafios dos psicólogos hospitalares em sua relação com o paciente. “É muito importante que nós profissionais estejamos preparados para ouvir e entender o que o paciente fala quando se refere a remédios”, afirmou Simonetti, que é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar (NEPPHO-SP) e autor de três livros, dois deles sobre essa área específica.

Fonte: Hospital Madre Teresa  – 10.11.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: