Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Anchieta se engaja no Novembro Azul

Oncologista e urologista participam de bate-papo com a comunidade

Novembro é o mês de conscientização em relação à saúde do homem, em especial, ao câncer de próstata. A iniciativa surgiu na Austrália, em 2003, tendo como símbolo o bigode. Por isso, acabou ganhando o nome de “Movember”, a junção de “Mo” – gíria inglesa para bigode – e “November”. Muitos homens cultivam os pelos durante 30 dias, com o objetivo de mostrar engajamento com a causa.

Mas, o real engajamento se dá com a adoção de medidas práticas. No âmbito da prevenção do câncer de próstata, é fundamental manter o peso saudável, pois a obesidade é considerada fator de risco. Além disso, homens a partir dos 50 anos devem realizar anualmente o chamado “Toque Retal” e o exame de sangue “PSA”. Esses exames propiciam o diagnóstico precoce e, com isso, maior oportunidade de cura. Aqueles que possuem maior risco devem iniciar esses cuidados a partir dos 40 anos. O principal fator a ser observado é a hereditariedade. Homens com dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença antes dos 60 anos de idade têm chances ampliadas de desenvolver a doença.

Para explorar o tema e esclarecer as dúvidas da população, o Hospital Anchieta realiza, em 13 de novembro, uma edição especial do Talk Show mensal “Saúde em Dia com Mônica Nóbrega”. Participarão do bate-papo que acontece no Hall do Pronto-Socorro, das 14h às 15h, o oncologista Bruno Carvalho, do Grupo Acreditar, e o urologista Silvio Moraes, da Clínica Ceuta.

SERVIÇO
Talk Show “Saúde em Dia com Mônica Nóbrega”
Tema: Novembro Azul – Câncer de Próstata
Data: 13 de Novembro
Hora: Das 14h às 15h
Local: Hall do Pronto-Socorro do Hospital Anchieta – Taguatinga Norte
Acesso: Gratuito, basta dirigir-se ao local

Fonte: Hospital Anchieta – 07.11.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: