Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

HCor faz parceria com ciclistas e reduz em 50% custo com entrega de exames em domicílio

Projeto passou por dois meses de testes e está sendo implantado para envios no raio de até cinco quilômetros em torno do hospital
 
Cerca de 40% dos exames entregues em domicílio pelo HCor poderão ser transportados por ciclistas. Esse serviço de bike courier deve cobrir toda a região da Avenida Paulista, incluindo Jardins, Bela Vista, Consolação e Bixiga. Também serão cobertos outros bairros no alcance de até cinco quilômetros em torno do hospital, como Paraíso, Vila Mariana e Mooca.
Com a mudança, a taxa de entrega reduz pela metade, no caso das viagens feitas por ciclistas. O valor é pago pelos pacientes.
Um projeto piloto foi testado por dois meses, entre março e abril, para aperfeiçoar a logística do serviço. Antes, apenas motoboys eram contratados e eles devem continuar respondendo por 60% da demanda. “Nosso foco na sustentabilidade foi o principal motivador da escolha”, afirma Paulo Henrique da Costa, gerente do Centro de Diagnósticos do HCor.
O HCor entrega cerca de três mil exames em domicílio todo mês. Com isso, os ciclistas devem realizar mil e duzentos envios mensais. A aceitação do serviço foi positiva nos meses de teste. “Os ciclistas andam uniformizados e têm sido bem recebidos pelos pacientes, geralmente em endereços residenciais”, afirma.
Transporte limpo
Segundo relatório enviado pela EcoBike Courier, empresa contratada pelo hospital para realizar as entregas, os ciclistas percorreram 895,9 km nos dois meses do projeto piloto. Estima-se que 65,31 kg de CO² (dióxido de carbono) deixaram de ser emitidos no período, com base no valor médio dos poluentes emitidos por motocicletas. Além desse benefício ambiental, o uso das bikes tem menos impacto no trânsito sempre carregado da região.
A preocupação com o impacto ambiental é constante na gestão do HCor. Em janeiro, o hospital inaugurou o Edifício Dr. Adib Jatene, com 13 andares e cinco subsolos, onde passou a funcionar o HCor Neuro e HCor Onco, além de centro cirúrgico híbrido. O prédio está em processo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de avaliação de edifícios sustentáveis. Para obter a certificação, são analisados diversos aspectos, agrupados em seis categorias: espaço sustentável, uso racional de água, energia & atmosfera, materiais & recursos, qualidade ambiental interna e inovação & processo de projeto.

Fonte: HCor – 09.06.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: