Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Case sobre tratamento de ferimentos graves adotado no Hospital Mãe de Deus é apresentado em encontro de enfermagem nos EUA

A aplicação da tecnologia de pressão negativa (curativo a vácuo) permitiu a reversão de uma provável amputação de perna de um paciente com vasculopatia periférica grave, secundária ao diabetes, para uma amputação parcial de pé. O caso ocorrido no Hospital Mãe de Deus, foi acompanhado pela Equipe Multidisciplinar do Grupo de Lesões, em especial pela Enfermeira Cláudia Cavalheiro e apresentado pela Coordenadora das Unidades de Internação, Enfermeira Tiane Farias, no Encontro Internacional de Enfermagem sobre Ferimentos Complexos, realizado no Florida Hospital, em Orlando (EUA), de 9 a 11 de fevereiro.

A técnica de pressão negativa é adotada para tratar diversos tipos de ferimentos complexos, como feridas traumáticas, queimaduras, feridas necrotizantes, feridas diabéticas, dentre outras. Essa tecnologia consiste na aplicação de uma esponja de poliuretano, que é aplicada diretamente no leito da ferida, cobrindo toda sua extensão, coberto por uma película adesiva e ligada a uma bomba portátil, que forma um sistema de drenagem, e produz vácuo.  O método visa reduzir o edema, retirar o excesso de fluidos e melhorar a circulação local, acelerando o fechamento da ferida. Segundo Tiane, o Hospital Mãe de Deus já utiliza o curativo a vácuo em pacientes com ferimentos graves de difícil cicatrização há pelo menos 4 anos, e os benefícios aos pacientes são muito positivos.

“O mais importante deste caso foi a reversão de uma situação gravíssima, onde as consequências trariam sérios problemas para a reinserção do paciente na sociedade, para uma internação mais curta, com superação das expectativas iniciais do tratamento, além da qualidade de vida que foi devolvida a essa família.”

Fonte: Hospital Mãe de Deus

Compartilhe

Você também pode gostar: