Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Casa de Saúde São José promove palestra gratuita sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

Objetivo do evento, que será aberto ao público, é ampliar a detecção de casos de câncer de mama no Brasil e modificar o painel mundial de mortes causadas pela doença

Em sintonia com a campanha internacional Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Casa de Saúde São José realizará no dia 28 de outubro, das 19h às 20h, a palestra “Câncer de Mama: prevenção e tratamento”, que será gratuita e aberta ao público. O intuito é propiciar a detecção do câncer de mama, ainda em fase inicial, para que seja possível reduzir o índice de mortes causadas pela doença no Brasil e modificar o painel mundial de mortalidade por câncer de mama.   

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que, a cada ano, cerca de 15.000 mulheres morrem por câncer de mama no país e, aproximadamente, 57.000 novos casos da doença são descobertos. De acordo com a Dra. Mônica Travassos, mastologista e secretária-geral da Sociedade Brasileira de Mastologia, que fará a palestra na Casa de Saúde São José, o índice de mortes por câncer de mama é alto no país porque, na maioria dos casos, o câncer é detectado já em estágio avançado. 

“A partir dos 50 anos, as mulheres passam a ter maior probabilidade de ter câncer de mama. Porém o envelhecimento da mama começa aos 40 anos, faixa etária na qual o exame de mamografia passa a ser recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, a fim de que o quadro clínico da doença possa ser detectado em fase inicial, permitindo o início do tratamento o quanto antes”, alerta a Dra. Mônica.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, sendo responsável, a cada ano, por cerca de 25% dos novos casos. Para prevenir o câncer de mama, a Dra. Mônica recomenda, além da consulta periódica ao ginecologista, que as mulheres pratiquem exercícios físicos e tenham uma alimentação saudável, orientações que, segunda ela, são importantes para a prevenção da doença e para a melhoria da qualidade de vida como um todo.

Serviço
Evento: Palestra “Câncer de Mama – Prevenção e Tratamento”;
Data: 28/10 – quarta-feira;
Horário: das 19h às 20h;
Local: Auditório Leônidas Côrtes – Casa de Saúde São José (Rua Macedo Sobrinho, 21, Humaitá, Rio de Janeiro);
Inscrições: as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail eventos@cssj.com.br. Vagas limitadas.

Fonte: Casa de Saúde São José – 23.10.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: