Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

As ações sociais do Hospital Santa Paula nos meses de conscientização e prevenção do câncer

O Hospital Santa Paula inaugurou em 2013 o Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) em parceria com o Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. O espaço dedicado ao tratamento de pacientes oncológicos já realizou aproximadamente 20 mil tratamentos de quimioterapia e 75 mil consultas. Como as cores do calendário de saúde ganham mais evidência com as campanhas de Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja em um esforço das sociedades médicas e associações de pacientes na conscientização do câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pele, o IOSP foi em busca de soluções que pudessem contribuir com a autoestima dos pacientes.

Algumas iniciativas do IOSP

– Lenços que Unem (http://santapaula.com.br/lencosqueunem): o projeto social conecta pessoas que desejam doar lenços àquelas que desejam receber – independente de serem pacientes do hospital. Os lenços recebidos são cadastrados e armazenados no IOSP e todas as peças são higienizadas e colocadas em embalagens individuais. A distribuição é feita via correio e atende mulheres de todas as localidades. Já foram arrecadados mais de 12 mil lenços.

– Estampa exclusiva Scarf Me para o Lenços que Unem: a renomada marca de lenços Scarf Me irá produzir 100 lenços com estampa exclusiva para doação através do projeto Lenços que Unem. A ilustração, elaborada por Hênile Polloni, conta com elementos que simbolizam a transformação e o crescimento espiritual, dois processos comuns entre pacientes de câncer de mama.

– #PINTEROSA: para aumentar a conscientização ao redor do câncer de mama nos meios digitais, em 2017 o Hospital Santa Paula lançou a campanha #PINTEROSA na qual as pacientes podem a postar fotos no Facebook e no Instagram vestindo roupas e acessórios na cor rosa. A ideia é espalhar o conhecimento sobre Outubro Rosa – e, consequentemente, sobre o câncer de mama – através das redes sociais.

– Ciclo de palestras: nos meses de outubro e novembro, oncologistas e enfermeiros do Hospital Santa Paula realizam palestras dentro de grandes empresas para a conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul. Os palestrantes são colaboradores do Hospital, que levam informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Ao todo, estão agendadas seis empresas.

– Banco de Bonés (http://santapaula.com.br/lencosqueunem/solicitar-bone): a ação tem como objetivo levar apoio e esperança aos homens que estão passando pelo tratamento de câncer de próstata. Qualquer um pode fazer doações e solicitar os bonés, que são higienizados, esterilizados e enviados gratuitamente via Correios. Muito além de um acessório, o boné é um gesto de carinho e cumplicidade para que o paciente possa se sentir acolhido.

– Coneccte (http://www.coneccte.com.br): rede social para pacientes com câncer e seus familiares. Lançada há 3 anos (2014), tem como objetivo promover a troca de experiências entre pacientes oncológicos e familiares – independente de serem pacientes do hospital. O Coneccte conta ainda com um suporte de informações sobre câncer como o Blog dos Médicos e o Blog do IOSP com conteúdo especializado para informar e esclarecer as dúvidas dos participantes. Atualmente, a rede já conta com aproximadamente três mil pessoas cadastradas.

– Movimento Dezembro a Dezembro Laranja: um alerta do hospital sobre os perigos da exposição ao sol sem proteção durante o ano inteiro, porque o sol não escolhe estação. A ação foi inspirada no Dezembro Laranja, campanha nacional criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para aumentar a conscientização sobre o câncer de pele, caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A primeira ação de conscientização aconteceu em 2016 no Mirante 9 de Julho, ponto turístico da cidade de São Paulo.

– Sino: para marcar o fim do tratamento oncológico, o hospital disponibiliza em suas instalações um sino dourado onde cada paciente que conclui o tratamento é convidado a batê-lo por três vezes para fazer o som ecoar pelo prédio. A ação foi inspirada no hospital MD Anderson Câncer Center, da Universidade do Texas, nos EUA, e reforça a proposta de atendimento humanizado aos pacientes e acompanhantes.

O objetivo do Instituto, que faz parte do complexo hospitalar Santa Paula, é oferecer atendimento multidisciplinar por meio de tratamentos modernos aos pacientes acometidos pela doença.

O hospital atua na área da oncologia desde 2000 e passou a contar em 2013 com um edifício exclusivo para esta especialidade. O IOSP está alinhado com o conceito de humanização hospitalar, oferecendo atendimento multidisciplinar em ambientes inspirados no modelo de instituições de saúde internacionais dedicadas ao tratamento integrado do câncer. O instituto também recebeu a Certificação AQUA-HQE de operação sustentável.

Além disso, o IOSP foi um dos hospitais selecionados pela OncoRede em 2017 para propor iniciativas viáveis de cuidado aos pacientes com câncer. O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que tem como objetivo reunir as melhores práticas do setor e replicar no mercado. O acompanhamento e monitoria da ANS teve início em fevereiro de 2017. Os resultados vão ser mensuráveis e os modelos que se mostrarem viáveis poderão ser replicados para o conjunto do setor suplementar de saúde e estimular mudanças sustentáveis.

O corpo clínico do IOSP é formado por oncologistas clínicos, onco-hematologistas, radioterapeutas, especialistas em saúde bucal e cirurgiões oncológicos – todos dedicados ao planejamento do tratamento aos diversos tipos de câncer. Os pacientes contam ainda com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e esteticistas durante todo o período de tratamento.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2382 – Vila Olímpia – (11) 3040-8200
Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Compartilhe

Você também pode gostar: