Impactos do eSocial no mercado de segurança é tema de Café da Manhã

Conhecer os impactos no mercado de segurança e multisserviços e os desafios da implantação do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, conhecido como eSocial, foi o tema do Café da Manhã apresentado pelo Gocil, empresa parceira da Anahp, no dia 09 de outubro.

Para falar sobre este projeto do Governo Federal que tem por objetivo unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez, o diretor de RH e Jurídico da empresa, Marcos Sousa, foi convidado a ministrar a palestra.

Na opinião do especialista, ainda existem alguns desafios que precisam ser vencidos pelas empresas para a implantação do sistema, como uma mudança cultural. “Há uma dúvida se o eSocial irá mesmo entrar em vigor e uma descrença em relação ao cronograma do projeto para empregados e empregadores”, comenta Sousa, revelando que nestes casos o engajamento da alta direção, gestores, funcionários, clientes e fornecedores é fundamental para que seja implantado.

Outras dificuldades apontadas pelo diretor são a integração de dados, a capacitação de profissionais para as novas exigências da ferramenta, reestruturar processos internos e adequar os sistemas, controlar toda a logística de envio dos arquivos, no prazo e com as informações corretas, além de questões como alteração de contratos, previdenciárias e aspectos trabalhistas.

Sousa alerta que com o sistema o governo terá mais facilidade para fazer a fiscalização, por isso a implantação “deve ser uma preocupação de todos os tomadores de serviço.” Sob pena de multas, algumas das irregularidades mais visíveis com o eSocial são admissão, alteração de dados cadastrais, atestado de saúde ocupacional, comunicação de acidente de trabalho e afastamento temporário.

Compartilhe

Você também pode gostar: